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sábado, 4 de julho de 2009

Exercício reflexivo!!!!!!!!


A partir de meus estudos e reflexões pretendo destacar os elementos que constituem o processo conversacional de acordo com Leonor Lopes Fávero, Maria Lucia Andrade, ZILDA G.O. Aquino.através do texto oralidade e escrita.
Bem a língua falada nem sempre é observada como uma das propulsoras para que se estabeleça a língua escrita e entender como se dá esse processo é condição sine qua non.Pois a oralidade tem um papel no ensino da língua.
A atividade conversacional é a criação coletiva e se produz não só interacionalmente, mas também de forma organizada, nesses textos tem cortes, interrupções, retomadas de fala.
De acordo com Ventola (1979) o tópico ou assunto é o meio de estabelecimento e manutenção das relações sociais, na verdade é o assunto ou a mola propulsora para iniciar uma conversa. Já a situação para ela é onde acontece a conversa e os papéis dos participantes se delineiam a partir do lugar em que estão inseridos para iniciar a conversa.O modo do discurso varia de acordo com o propósito do ambiente e o Meio é onde se dá a comunicação seja por email, Orkut, blog, face a face e etc.A partir dessas informações fica estabelecido os personagens de uma conversa
Para Dittmam(1979) as características de um texto falado são:
Interação entre pelo menos dois falantes:É necessário que haja no mínimo duas pessoas para que se estabeleça um diálogo e a ocorrência de voz ativa se faz necessária para que em cada pausa da conversa o outro participante tome a frente aumentando o assunto.Já no que se refere a seqüência de ações coordenadas atua de acordo com o assunto abordado.Posso ressaltar também que um texto falado tem tempo para começar e para terminar bem como tem um cerne e suas falas giram em torno dele.
A fala se estrutura em dois níveis globais a saber o nível local que é quando a conversa se estabelece por meio de turnos e os falantes se alternam e no nível global ocorre a conversa estabelecida por meio de turnos e acontece também uma digressão.
Para constituir textualidade precisamos utilizar alguns recursos que são:
Coesão referencial que é a reiteração do item lexical, coesão recorrencial que é a presença da paráfrase como elemento coesivo e a coesão seqüencial que aparece quando usamos conectivos para ligar assuntos ou para entrar em novos.
Para finalizar não posso deixar de explicitar quatro elementos básicos que atuam na estruturação do texto falado que são: Turno é produção de uma falante enquanto está com a palavra inclusive incluindo a possibilidade de silêncio e a tomada de turno é a operação fundamental da conversação.O tópico discursivo acontece no momento em que dois ou mais interlocutores negociam o assunto de sua conversação.No entanto o tópico discursivo apresenta três propriedades que são a Centração que se refere ao conteúdo, a Organicidade que é o estabelecimento da linearidade ou não da conversa e a delimitação local é o início,meio e fim de uma conversa que podem ser marcados por elemento prosódicos,perguntas, paráfrases.No que tange os marcadores conversacionais servem para designar não só elementos verbais, mas também prosódicos e não-linguisticos que desempenham uma função interacional qualquer na fala.Os marcadores verbais possuem uma subdivisão em quatro grupos que são:Marcadores simples é uma palavra,uma expressão, já o marcador composto refere-se a expressões de engessamento, por sua vez o marcador oracional atua como se fosse algo explicativo no decorrer de uma conversa e por fim o marcador prosódico trabalha em favor das tomadas de voz, como por exemplo quando limpamos a garganta para falar.
Quase esqueci de falar a respeito do par adjacente que é responsável pela dinâmica da conversa (perguntas-respostas, convites-recusas) como os marcadores os pares adjacentes também tem subtópicos que são a Introdução do tópico que é uma pergunta para alongar a conversa, a continuidade do tópico que se estrutura perguntas e respostas num mesmo turno e o redirecionamento do tópico acontece quando o interlocutor percebe que houve um desvio no tópico e o redireciona.
Bem esses foram meus estudos acerca do texto Oralidade e Escrita, foi bem difícil sistematizar e tematizar cada um dos conceitos, mas acredito que consegui através da avaliação formativa.

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