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sábado, 25 de julho de 2009

Décima terceira Aula!!!!!!!!!


O texto Aprender a ler e a escrever de Ana Teberosky e Teresa Colomer evidencia que a criança já tem contato com o mundo letrado o que proporciona a ela uma visão de mundo. A função da escola é ampliar essa visão e não minimizá-la como é o que acontece quando usamos práticas de alfabetização retrogradas e que só servem para o aluno reproduzir frases desconexas e sem sentido.
Quando a criança começa a construir hipóteses sobre a escrita das palavras é um momento mágico.Sabemos que como a alfabetização é um processo exige ação, reflexão e avaliação constante para que o trabalho obtenha êxito e possam ser reparadas eventuais brechas no processo de aprendizagem.
A perspectiva construtivista tem se dedicado por evidenciar as hipóteses de escrita, pois essas demonstram os avanços dos alunos em relaçã as suas hipóteses anteriores, evidenciando seu real aprendizado.
Para isso as crianças usam dois princípios de organização que são o principio da quantidade mínima e o principio da variedade interna.
No principio da quantidade mínima as crianças pensam numa palavra e constroem uma regra para escrevê-la e no principio da variedade interna elas entendem que precisam pôr mais letras para compor o nome pedido.Essa é a lógica infantil.
Mas uma vez é ressaltada a importância da variedade dos gêneros literários, que ajudam as crianças não só no processo de aquisição da escrita, mas em toda sua vida.
Pois quando são apresentados aos livros começam a ver as ilustrações, criam histórias a partir do que estão vendo e reconhecem algumas letras.
A partir desse contato as crianças ao decorrer de sua aprendizagem aprendem a fazer as relações grafema-fonema e o reconhecimento total das palavras.
É necessário evidenciar meus pensamentos preconceituosos com relação ao construtivismo, pois o que via e ouvia era que as crianças não tinham um norte e o processo de aprendizagem era feito de forma negligente. Pois bem ao iniciar a sulas com você, professor pude perceber e entender que as coisas não deveriam funcionar assim, pois não é negligencia que ensina a teoria pelo contrario é um processo marcado por etapas que exige constante observação e avaliação.
O texto da Emilia Ferreiro sobre alfabetização foi muito complexo e esse texto veio para que pudéssemos tematizar o texto da Emilia, pois pude juntar o que já sabia com os conceitos aprendidos neste e no outro texto e tematizei. Rs!


Abaixo o vídeo que se titula O que é letramento? Explicita a proposta construtivista de maximizar o horizonte dos alunos, tornando-os cidadãos emancipados e livres.



Um comentário:

  1. Boa reflexão e o vídeo é bastante interessante para ilustrar os nossos desafios de alfabetizar letrando!!

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