;

Quem sou eu

Minha foto
Rio de janeiro, Rio de janeiro, Brazil
Sou uma menina/mulher sonhadora,amiga,compreensiva,companheira que ama sua família e seu noivo(uiuiui).

sábado, 25 de julho de 2009

Avaliando o processo de construção do Blog!!!!!!!



No inicio ao ouvir sobre o blog, criei dentro de mim grandes expectativas acerca dessa ferramenta, que ainda não tinha utilizado mais que tinha grande vontade de iniciar um.
No meu processo de construção do conhecimento me auxiliou bastante, pois estava no processo de elaboração de monografia e através do blog treinei minha escrita e você me ajudou no processo de avaliação formativa de duas maneiras me ajudando a ser mais clara em meus pensamentos e me fazendo ler mais e conseqüentemente saber mais sobre os assuntos estudados.
Ao utilizar as múltiplas ferramentas do blog fiquei muito feliz, cada dia era uma descoberta às vezes ficava na minha cama pensando maneiras de como por novidades em meu blog. Gostei das novidades, fotos, vídeos, tags, enfeites para mouse, enquetes , me superei! Fui melhor do que achava que pudesse ser!rs!
Era muito bom ao final de cada postagem saber que você iria ler e deixar um comentário confesso que depois que você parou de deixar comentários fiquei um pouco desmotivada, mas não desisti.
Os propósitos e descritores foram cumpridos, não atrasei as postagens, todas foram feitas dentro do prazo e cabe ressaltar que em uma de minhas postagens você tinha solicitado que eu pusesse meus propósitos específicos, mas eles já estavam no canto direito do meu blog no final da coluna que contém os propósitos gerais em amarelo.
Durante as aulas pude aumentar meus conhecimentos acerca da alfabetização e letramento para as crianças de zero a seis anos, mas entendo que o caminho é árduo e você nos deu bases para trilhá-lo.
O construtivismo para mim foi um obstáculo vencido, pois o entendia a grosso modo como forma de gerar bagunça na sala, pois não via formas de ensinar a ler e escrever sem o uso da cartilha e hoje já entendo que não posso conceber a idéia de cartilha.É engraçado como nosso pensamento muda na academia e isso graças a leituras, reflexões e tematizações.
Fico muito grata por me ajudar a ser uma educadora melhor. Entender a alfabetização e letramento como formas de poder, me deu um novo gás, para lutar por uma educação emancipadora e libertária.
Como disse na postagem anterior a historia da não tematização do Vitor foi o divisor de águas para mim, pois o texto ficou claro e pude compreender o texto da Ferreiro e o da Teberosky. Enquanto não aprendia, estudava mais não conseguia entender e a partir das suas explicações e conversas com as meninas entendi! Foi maravilhoso!
Para finalizar quero tornar público meus agradecimentos por você não ter desistido dos seus objetivos, atestar que a avaliação formativa funciona realmente, eu pude vivenciar essa aprendizagem, acho que nunca soube tanto sobre os textos de uma disciplina. rs!Talvez se todos adotassem essa prática a relação ensino-aprendizagem fosse mais eficaz.
Espero sim poder trabalhar com o blog na perspectiva da avaliação formativa, talvez até com alunos da classe de alfabetização, construir um junto com eles seria uma tarefa interessante e um modo de inserir a tecnologia no ambiente escolar, trabalharia na perspectiva do lazer educativo.
Agora vou seguir novos rumos e trilhar novos caminhos.
Com carinho.

Cristina Fialho.

P.S. Me lembrei do segundo dia de aula que você foi fazer chamada e eu disse meu nome e você me reconheceu porque eu já tinha feito algumas postagens e tinha te mandando email avisando e pedindo pra você ler.rs!

Um comentário:

  1. Cristina, já fiz os comentários sobre seu compromisso e sua vontade de superar dificuldades... Entretanto, reconheço que meu grande "erro" foi inserir esta proposta num contexto completamente adverso: a turma de vocês com n problemas, o número excessivo de turmas e de alunos, as dificuldades de acompanhá-los... etc... Mas, no final, vejo que o saldo é muito mais positivo do que negativo. Com certeza, muito dessa experiência me ajudará a melhorar a ideia nos próximos semestres... E, quando estiver utilizando esta ideia com seus alunos de alfabetização, por favor, me avise!! Adoraria ver como colocar esta ideia em prática com as crianças!! Parabéns pela caminhada e desculpe-me por alguma postura mais "enfática" na defesa da avaliação formativa!!!

    ResponderExcluir