;

Quem sou eu

Minha foto
Rio de janeiro, Rio de janeiro, Brazil
Sou uma menina/mulher sonhadora,amiga,compreensiva,companheira que ama sua família e seu noivo(uiuiui).

sábado, 25 de julho de 2009

Considerações Finais!!!!!!!!!


Ao longo do semestre pude experimentar novas formas de estudar e de ser avaliada. A proposta do curso foi contemplada e acredito ter ido além. Aprendi sobre os processos iniciais de construção da escrita, onde as crianças mostram que possuem sim uma bagagem cultural contrariando autores que pensavam o contrário.Portanto as crianças não são tabulas rasas e a escola precisa se adequar a essa realidade antiga.
Através do texto Oralidade e Escrita pude sistematizar conceitos que já sabia, mas que não tinha conhecimentos dos nomes dados cientificamente. Já na pesquisa sobre Gênero Textual e Tipos de texto pude aprender sobre eles e com certeza irei usá-los em minhas práticas pedagógicas. Foi importante pesquisar sobre eles embora isso tenha gerado certo trabalho!rs!
No texto contexto de alfabetização na aula ficou patente que os professores devem sim usar todos os mecanismos para oferecer aos alunos um leque de atividades que os façam sair das quatro paredes, para isso é necessário mostrar-lhes o mundo através da aquisição de conhecimentos.
Na aula seguinte estudamos sobre os regionalismos com o texto alfabetização oral e sociolinguistica e a importância de ressaltarmos as diferentes culturas do nosso Brasil.
No texto Contexto de Alfabetização Inicial ficou clara a relação de poder que a língua impõe e cabe a nós usarmos isso a favor dos alunos, buscando práticas libertárias e emancipadoras. No texto seguinte estudamos a respeito do texto de Ferreiro que se titula Alfabetização em processo, o texto é difícil mas após as análises e reflexões feitas na sala e em casa ficou claro e pude entender de forma satisfatória.E o ultimo texto foi o da Teberosky Aprender a ler e escrever e foi o que mais gostei pois pude compreender todo o processo através dele e assim minha aprendizagem se tornou significativa.Bem depois desse breve relato sobre as aulas e analisar do plano de curso entendo que os conteúdos foram abordados.Eu pude alcançar o aprendizado e como próxima meta vou fazer o curso de extensão em alfabetização na UERJ Maracanã

Um comentário:

  1. Cristina, sua síntese retratou bastante o nosso percurso na disciplina! Você cumpriu com seriedade, com compromisso e com dedicação todo o processo de elaboração do portfólio! Ele é, agora, o seu "currículo "... eheheh... Há diversas instituições que têm utilizado os portfólios eletrônicos e páginas pessoais como elementos importantes para "selecionar" os candidatos... Parabéns pelo fechamento desta etapa!! Você sempre demonstrou uma tranquilidade muito bacana! Muito sucesso em suas próximas etapas!

    ResponderExcluir