Como pude ler em alguns blogs dos amigos e no do professor, na aula passada foi discutido o texto Contextos de alfabetização na aula, em virtude da não entrega dos trabalhos solicitados pelo professor.
Através de minhas reflexões frente aos blogs e ao vídeo apresentado pude perceber que a aula foi de grande valia, alguns alunos se identificaram com os exemplos dados e mostraram que é possível superar os obstáculos que a vida impõe.
Sabemos que a criança chega na escola com uma visão de mundo particular e intrinsecamente ligada a sua realidade e a nossa missão enquanto educadores é abranger ao máximo todo esse conteúdo e aprimorá-lo.Mas isso não significa restringir o conhecimento em virtude da classe social do discente, de forma nenhuma, temos sim que ensinar o máximo que pudermos, afinal esse é nosso dever e principalmente, fazer o possível para aguçar a curiosidade dos educandos para que a cada dia tenham mais vontade de aprender.
Por isso, atividades que estimulam a leitura e escrita são muito importantes nessa fase de alfabetização,não só para sistematização do aprendizado , mas também para formação de um aluno leitor.
Temos que acabar pelo menos em nossa sala de aula com o discurso de que só porque a criança é pobre, não irá querer ler, nem frequentar bibliotecas,quando nascemos somos todos iguais quer sejamos ricos ou pobres, ninguém nasce predisposto a leitura, então é nosso dever ajudar nossos alunos a adquirir esse hábito independente da classe social.
Até Mais!!!!!!!!
Cristina, os comentários que fiz aqui servem para as postagens subsequentes, também.
ResponderExcluirAo avaliar globalmente o seu portfólio, percebo que vem evidenciando de forma muito competente suas aprendizagens e demonstrando grande interesse em evidenciar seus progressos. Mesmo não estando "presente", você demonstra interesse, esforço, compromisso. Esta atitude é louvável e digna de elogios. Além disso, seu portfólio está bem organizado e, dentro do possível, atendendo aos propósitos e descritores. Parabéns!!
Entretanto, no sentido de contribuir para que avance mais, aponto alguns propósitos e descritores que necessitam de uma atenção:
1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas;[Em suas postagens, você já utiliza vários recursos. Sugiro que procure utilizar mais vídeos e outros recursos, dentro do possível que se relacionem com sua reflexão e que você evidencie esta relação. Você pode inserir vídeos de professores e alunos em situação de aula, entrevistas com professores alfabetizadores, entrevistas com especialistas,etc.]
3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil;[aprofundar um pouco mais os conceitos e aspectos teóricos apresentados nos textos. Você pode, também, inserir outros aspectos teóricos que vocë domine.]
4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;[ Procure apontar de forma mais clara os conhecimentos que está adquirindo e como estes estão impactando em sua formação e em sua prática]
Em relação aos descritores, observe o seguinte:
1.Cumprimento dos propósitos gerais [atenção aos propósitos indicados acima]
2.Cumprimento do propósito específico [Não o localizei em seu portfólio. Você deve criá-lo.]
6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[principalmente, em relação ao propósito 3 acima]
Estas observações servem para aperfeiçoar o que você já vem desenvolvendo de forma muito competente! Parabéns!
Abs