;

Quem sou eu

Minha foto
Rio de janeiro, Rio de janeiro, Brazil
Sou uma menina/mulher sonhadora,amiga,compreensiva,companheira que ama sua família e seu noivo(uiuiui).

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Gênero e Tipologia!

Gênero e tipologia textual tem me tirado o sono!Estou a alguns dias tentando entender a diferença entre os dois,para tal consultei Luiz Antônio Marcuschi (UFPE) e Luiz Carlos Travaglia (UFUberlândia/MG).Na educação básica é patente que aprendemos muito pouco sobre o que é gênero textual, na maioria das vezes é tratados como bônus e não recebe o valor que lhe é devido. Quem nunca fez uma carta no ensino fundamental?Pois bem, fez mas nem sabia que era um dos gêneros textuais.É IMPORTANTE mostrar as crianças a multiplicidade de formas que a lingua materna possui e ensiná-las a confeccionar desde um bilhete até uma carta para as autoridades de seu município para o asfaltamento do seu bairro,fazendo da escrita uma aliada para conquista de seus direitos e não uma bruxa má como tem sido feita.
Quando trabalhamos apenas os tipos textuais o resultado é limitado e a escrita parece sem sentido ou melhor parece feita por obrigação e sem qualquer vínculo com a realidade e concordo com Marchuschi quando ele diz que um maior conhecimento do funcionamento dos Gêneros Textuais é importante para a produção e para a compreensão de textos.Travaglia defende a tipologia textual , mas não a insere no cotidiano escolar.
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/g00003.htm

Um comentário:

  1. Boas reflexões, mas sugiro uma atenção maior quando afirma que os tipos textuais sáo limitados. Observe bem que, na verdade, um comporta o outro. Assim, procure, a partir da pesquisa que fez, apontar exemplos de gêneros e exemplos de tipos textuais. Observe que dentro de um tipo textual, vocë encontrará uma infinidade de gêneros... Entáo? Em que sáo diferentes? Em que se complementam? Boas reflexões!!!...

    ResponderExcluir