;

Quem sou eu

Minha foto
Rio de janeiro, Rio de janeiro, Brazil
Sou uma menina/mulher sonhadora,amiga,compreensiva,companheira que ama sua família e seu noivo(uiuiui).

domingo, 31 de maio de 2009

Sexta Aula!!!!!!!!!


Como pude ler em alguns blogs dos amigos e no do professor, na aula passada foi discutido o texto Contextos de alfabetização na aula, em virtude da não entrega dos trabalhos solicitados pelo professor.

Através de minhas reflexões frente aos blogs e ao vídeo apresentado pude perceber que a aula foi de grande valia, alguns alunos se identificaram com os exemplos dados e mostraram que é possível superar os obstáculos que a vida impõe.

Sabemos que a criança chega na escola com uma visão de mundo particular e intrinsecamente ligada a sua realidade e a nossa missão enquanto educadores é abranger ao máximo todo esse conteúdo e aprimorá-lo.Mas isso não significa restringir o conhecimento em virtude da classe social do discente, de forma nenhuma, temos sim que ensinar o máximo que pudermos, afinal esse é nosso dever e principalmente, fazer o possível para aguçar a curiosidade dos educandos para que a cada dia tenham mais vontade de aprender.
Por isso, atividades que estimulam a leitura e escrita são muito importantes nessa fase de alfabetização,não só para sistematização do aprendizado , mas também para formação de um aluno leitor.
Temos que acabar pelo menos em nossa sala de aula com o discurso de que só porque a criança é pobre, não irá querer ler, nem frequentar bibliotecas,quando nascemos somos todos iguais quer sejamos ricos ou pobres, ninguém nasce predisposto a leitura, então é nosso dever ajudar nossos alunos a adquirir esse hábito independente da classe social.

Até Mais!!!!!!!!

Justificando Falta!


De Julho de 2008 até Março 2009 eu e minha família enfrentamos um grande problema, pois minha mãe operou a coluna quatro vezes nesse pouco espaço de tempo e por algumas vezes fomos desenganada pelos médicos.Mas graças a Deus agora ela está bem, sente dores mas está bem e na terça-feira dia 26/05 foi aniversário dela e eu não podia deixá-la sozinha tinha que comemorar a benção de ela estar viva!Por isso não pude ir a aula...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Revendo Posturas....


O texto Oralidade e Escrita foi um tanto conturbado para mim. Talvez eu não tenha entendido a finalidade do exercício proposto ou apenas foi o resultado da falta de clareza dos objetivos.Mas em todo caso é ruim um clima tenso gerando quase um desconforto, acho que assim o ambiente acadêmico não se torna favorável ao ensino.É patente que estamos(pelo menos eu estou) desgastados com tudo o que vem ocorrendo e esta disciplina entrou de "gaiato no navio" e acabou se tornando bode expiatório para todos os problemas.Acho que devo desculpas,pois em algumas postagens soltei umas farpas...Me desculpe!
Pois bem o texto era sistematizador dos conceitos adquiridos em nossa vida o que o torna em parte interessante e em outra parte massacrante... desculpe a franqueza...Todavia entendo que em nossa vida quer acadêmica ou profissional nem sempre tudo é da forma como queremos e temos que dançar conforme a música.
De toda forma te admiro pela sua firmeza e postura frente aos objetivos traçados para a disciplina.
Até mais!!!!!!!!!

sábado, 23 de maio de 2009

Nem tudo é fácil!!!( Autor desconhecido)


É difícil fazer alguém feliz,
assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo,
assim como é fácil não dizer nada.
É difícil ser fiel,
assim como é fácil se aventurar.
É difícil valorizar um amor,
assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer por hoje,
assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil abrir os olhos e enxergar o que de bom a vida te deu,
assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz,
assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir,
assim como é fácil fazer chorar.
É difícil se pôr no lugar de alguém,
assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
É difícil ver o trem partindo,
assim como é fácil pedir para ficar quem quer te levar.
Se você errou, peça desculpas!
É difícil pedir perdão?
Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o!
É difícil perdoar?
Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga!
É difícil se abrir?
Mas quem disse que é fácil
encontrar alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça!
É difícil ouvir certas coisas?
Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o!
É difícil se entregar?
Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida,
mas com certeza nada é impossível!
Precisamos acreditar, ter fé
e lutar para que não apenas sonhemos,
mas também tornemos
sonhos em realidade!


Quando li este texto achei que seria importante tê-lo em meu blog para que de forma nenhuma eu desista de nada que tenho que fazer porque é sempre mais fácil dizer que não vamos conseguir, que não iremos suportar, mas a beleza da vida está em lançarmos mão de todo medo e sentimento de fracasso e abrirmos oportunidade para que haja um crescimento sobrenatural em nossas vidas.E uma das maneiras desse crescimento acontecer em mim, tem sido através do Blog, pois este exercício de leitura e escrita tem me ajudado bastante.Levando em consideração que estamos em fase de escrita de monografia.

Quinta Aula!!!!


A quinta aula veio acompanhada de grandes expectativas e inquietações sobre o exercício passado na semana anterior.Como seria a correção do exercício?Será que fizemos o trabalho de acordo com as expectativas do professor?Os alunos analisadores realmente estudaram o texto e refletiram criticamente sobre ele, para que possam fazer as intervenções de forma coerente e imparcial?
No decorrer da aula o clima foi de tensão velada,quase ninguém falava...
Acredito que nada mais será como antes,pois a partir de semana que vem todos irão falar bastante, a turma 6 será chamada de participativa!Para no mínimo se livrar de exercícios como o que foi passado.rs!
Mas isso não é ruim porque o objetivo do professor é ensinar e o nosso aprender,então o propósito da aula será alcançado com louvor!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Quarta Aula!!!!!!!


Na noite de terça tivemos a nossa quarta aula,onde a atividade era para que em dupla,respondêssemos algumas questões sobre o texto Oralidade e Escrita Perspectivas para o Ensino de Língua Materna e enviá-las até domingo para o professor.Senti falta do dinamismo das ultimas aulas,pois é meio chato responder questionários,mas fazer o quê!rs!
Estou ansiosa para semana que vem avaliarmos e sermos avaliadas através de nossas respostas, um exercício diferente e espero que não cause constrangimentos.Pedagogas!!!
sem caneta vermelha!Por favor!!rs!

Atividades para Alfabetização!


Na terceira aula, o professor Ivanildo nos propôs uma tarefa em dupla cujo objetivo era criarmos atividades relacionadas com a faixa etária das crianças.Rachel e eu pensamos na classe de alfabetização cuja faixa etária é de 5 e 6 anos,portanto todas as atividades que serão descritas é destinada a este público-alvo.Todo e qualquer trabalho para crianças na alfabetização devem ser os mais criativos possíveis, para despertar interesse e motivação.
atividade: Identidade.
Objetivo: Reconhecer a ortografia do próprio nome e do seus colegas.

Ao entrar em sala de aula, cada criança receberia um crachá escrito seu nome,após a chegada de todas cantaríamos a música do alfabeto e identificaríamos as letras na inicial de cada nome mostrando que os nomes são compostos por letras do alfabeto e que essas letras formam outros nomes além do delas.

Atividade:Roda de Leitura.
Objetivo: Desenvolvimento das atividades linguísticas e cognitivas.

As crianças são levadas para sala de leitura,onde são oferecidos vários livros,cada criança escolhe o seu, depois as histórias são recontadas por cada uma delas.Assim todos conhecem parte do acervo da escola, o hábito da leitura é alimentado e as crianças se sentem personagens ativos na leitura.

Atividade:Forca.
Objetivo:Reforço do aprendizado,socialização e reconhecimento de ortografia.

O jogo da forca é muito útil para crianças na alfabetização porque elas precisam conhecer as letras para poder formar a palavra,com isso reforçam brincando o aprendizado em sala de aula e é uma maneira divertida do professor se aproximar dos alunos.
atividade:Rimas
Objetivo: Estimulação da pronúncia clara dos sons.

As rimas são muito criativas e as crianças gostam, por isso um concurso de rimas fáceis seria muito interessante, além do mais é um exercício muito agradável e divertido que estimula a criatividade,a socialização e enriquece o aprendizado.

Essas são algumas atividades para enriquecer o aprendizado das crianças na classe de alfabetização.
Até mais!!!!!!!!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ratificando!!!!!!!!

Precisamos viver a teoria na prática,por isso estou reescrevendo sobre Gênero textual e Tipologia Textual para fazer jus a avaliação formativa. Em meu outro post não exemplifiquei sobre os temas citados,embora tenha posto um link com exemplos,mas vamos lá.
Tipos Textuais:Designam uma seqüência definida pela natureza lingüística de sua composição. São observados aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas.

  • Narração;
  • Descrição;
  • Argumentação;
  • Injunção;
  • Exposição.

Gêneros Textuais:São os textos materializados encontrados em nosso cotidiano. Esses apresentam características sócio-comunicativas definidas por seu estilo, função, composição, conteúdo e canal.

  • Carta pessoal;
  • Comercial;
  • Bilhete;
  • Diário pessoal;
  • Agenda, anotações;
  • Romance;
  • Resenha;
  • Blog;
  • E-mail;
  • Bate-papo (Chat);
  • Orkut;
  • Vídeo-conferência;
  • Second Life (Realidade virtual);
  • Fórum;
  • Aula expositiva, virtual;
  • Reunião de condomínio;
  • Debate;
  • Entrevista;
  • Lista de compras;
  • Piada;
  • Sermão;
  • Cardápio;
  • Horóscopo;
  • Instruções de uso;
  • Inquérito policial;
  • Telefonema etc.

Em meu texto anterior quando digo que a Tipologia é limitada me refiro as maneiras que ela se apresenta enquanto que os gêneros tem uma maior diversidade o que torna a escrita mais agradável.É PATENTE que se complementam,novamente usando o exemplo da carta pessoal que é um gênero textual, em sua composição, certamente irão constar algumas tipologias,por exemplo a descrição e narração.

Entendo que o uso do gênero e da tipologia juntos enriquecem o aprendizado tornando interessante para todos os alunos.

Bibliografia:MARCUSHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Gênero e Tipologia!

Gênero e tipologia textual tem me tirado o sono!Estou a alguns dias tentando entender a diferença entre os dois,para tal consultei Luiz Antônio Marcuschi (UFPE) e Luiz Carlos Travaglia (UFUberlândia/MG).Na educação básica é patente que aprendemos muito pouco sobre o que é gênero textual, na maioria das vezes é tratados como bônus e não recebe o valor que lhe é devido. Quem nunca fez uma carta no ensino fundamental?Pois bem, fez mas nem sabia que era um dos gêneros textuais.É IMPORTANTE mostrar as crianças a multiplicidade de formas que a lingua materna possui e ensiná-las a confeccionar desde um bilhete até uma carta para as autoridades de seu município para o asfaltamento do seu bairro,fazendo da escrita uma aliada para conquista de seus direitos e não uma bruxa má como tem sido feita.
Quando trabalhamos apenas os tipos textuais o resultado é limitado e a escrita parece sem sentido ou melhor parece feita por obrigação e sem qualquer vínculo com a realidade e concordo com Marchuschi quando ele diz que um maior conhecimento do funcionamento dos Gêneros Textuais é importante para a produção e para a compreensão de textos.Travaglia defende a tipologia textual , mas não a insere no cotidiano escolar.
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/g00003.htm

Diagnóstico na alfabetização inicial!!!!!!

O video abaixo tem o próposito de mostrar uma das maneiras de se fazer sondagens sobre o aprendizado numa classe de alfabetização e assim ministrar atividades que possam ir ao encontro das necessidades das crianças.
Acredito ser muito importante para todos aqueles que se interessam em alfabetizar.Assitam!!!!!!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Terceira Aula!!!

A terceira aula de Taelp foi instigante, na medida que nos levou a refletir sobre possíveis tarefas para alfabetização,uma delas relatada por uma colega de turma, sobre sua experiência com a turma de educação infantil no reconto de histórias infantis através de peças teatrais e foi mencionado um problema recorrente,que era o fato de todas as meninas quererem ser princesas e como só tem uma princesa nas histórias, as que não eram escolhidas choravam. Ao ouvir o relato, o professor Ivan levantou a hipótese de mudarmos junto com as crianças a história,mudando as características dos personagens, me remeti imediatamente a história da Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda, onde ele faz uma releitura da história e não dá ao lobo o valor dado na versão original,ridicularizando o lobo e mostrando que nem sempre o que é senso comum é verdade.E tenho refletido muito a esse respeito,pois por que que para interpretar Jesus em uma peça o rapaz deve ser branco de cabelo liso? Ou então para fazer um bandido tem que ser negro e com um português ruim? Quem disse que Jesus era branco?É só usarmos um pouco nossa massa cinzenta e analisarmos que deserto é lugar de sol escaldante e não tinha como ele ser branco, no mínimo "moreno claro" e sem contar que os maiores bandidos da história eram brancos,de boas familias e bem letrados haja vista os políticos e seus mensalões.

Outro ponto importante foram os comentários acerca do vídeo sobre alfabetização de Telma Weisz, discussões que me levaram a assistí-los e já identificar algumas aquisições de aprendizagem nas crianças.

Bom, mas postagens estão por vir!!!!!!


Até mais!!!!!!

Chapeuzinho Amarelo!!!


Era a Chapeuzinho Amarelo.Amarelada de medo.Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.Em festa, não aparecia.Não subia escada nem descia.Não estava resfriada mas tossia.Ouvia conto de fada e estremecia.Não brincava mais de nada, nem de amarelinha.
Tinha medo de trovão. Minhoca, pra ela, era cobra.E nunca apanhava sol porque tinha medo da sombra.Não ia pra fora pra não se sujar.Não tomava sopa pra não ensopar.Não tomava banho pra não descolar.Não falava nada pra não engasgar.Não ficava em pé com medo de cair.Então vivia parada, deitada, mas sem dormir,com medo de pesadelo.
Era a Chapeuzinho Amarelo.
E de todos os medos que tinha o medo mais que medonho era o medo do tal do LOBO.Um LOBO que nunca se via, que morava lá pra longe, do outro lado da montanha, num buraco da Alemanha, cheio de teia de aranha, numa terra tão estranha, que vai ver que o tal do LOBO nem existia.Mesmo assim a Chapeuzinho tinha cada vez mais medo do medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO.Um LOBO que não existia.
E Chapeuzinho Amarelo, de tanto pensar no LOBO, de tanto sonhar com o LOBO, de tanto esperar o LOBO, um dia topou com ele que era assim:
carão de LOBO,
olhão de LOBO,
jeitão de LOBO
e principalmente um bocão tão grande que era capaz de comer duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa.
Mas o engraçado é que, assim que encontrou o LOBO, a Chapeuzinho Amarelo foi perdendo aquele medo, o medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO. Foi passando aquele medo do medo que tinha do LOBO. Foi ficando só com um pouco de medo daquele lobo.
Depois acabou o medo e ela ficou só com o lobo. ( ... )
O lobo ficou chateado. ( ... )
LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO B0 LO BO BO ( ... )



(Chico Buarque. Chapeuzinho Amarelo. Rio de Janeiro, José Olympio, 1997.)

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Segunda Aula!!!!!!!!


A segunda aula de Taelp teve um clima ameno, com conversas isoladas, mas sem sinal de chuvas ou tempestades.rs!
Bem foi uma noite interessante,pois falamos de vivências sobre a alfabetização tanto em sala de aula como em família e isso enriquece a aula.Fiquei curiosa para saber o motivo pelo qual temos que levar caixas de produtos famosos,mas em breve essa questão será elucidada(quem souber me conte).
A turma adotou a ideia do blog e pelo que andei "clicando" estão ficando muito bons e vai dar trabalho ler todos eles.
Como o sol já está raiando,as coisas estão clareando e novas postagens chegando, então até a próxima!!!!!!!