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sexta-feira, 24 de abril de 2009

Avaliação Formativa X Avaliação Informativa.



A aprendizagem e a avaliação andam na maioria das vezes em direções distintas,quando deveriam caminhar lado a lado.Desde sempre aprendemos que as provas são sempre muito dificíes e que devemos decorar o questionário que a professora sempre faz para que a nota seja alta,o melhor lugar no ranking da turma é sempre o mais cobiçado.Mas verdade seja dita ao final da prova o aluno na maioria das vezes nem lembra o conteúdo.Há quem diga que isso é normal ,que é impossível o aluno aprender todo o currículo da educação básica,mas o que não é normal é o aluno não saber quase nada do programa proposto para sua série. Não é novidade manchetes de jornal que falam sobre analfabetismo funcional, caso onde o indivíduo sabe ler,escrever e contar,mas não consegue interpretar frases.O que é mais importante o aluno decorar a matéria e tirar 10 ou aprender a matéria e tirar 7 ?Será que é esse o modelo de educação que espera por nós ao sairmos da faculdade?
Para o professor Cipriano Luckesi a avaliação não deve ser como "casca de banana" para que as crianças escorreguem e caiam na armadilha,mas sim como instrumento de diagnóstico e intervenção.
A avaliação formativa é o meio pelo qual podemos acompanhar o processo de aprendizagem dos nossos alunos de forma ativa e interativa,pois o sucesso não depende apenas do aluno,mas sim de uma conjuntura favorável ao aprendizado.Dessa forma os alunos não são apenas informados dos conteúdos que deveriam aprender, mas são formados de modo que o aprendizado é real e não fictício,o resultado final é apenas a resposta de tudo o que foi aprendido ou não em sala de aula,a prova se torna um meio e não um produto final,onde se o aluno não aprendeu tal matéria, o professor diagnostica e intervém de forma eficaz para o aprendizado efetivo.É claro que não é tão simples assim, mas temos que fazer a diferença e para sobressair ao vugo, tem que haver um trabalho sério e solidificado.Eu mesma confesso,já usei a prova como mecanismo de defesa para com meus alunos,mas hoje me dia procuro tirar das crianças o estigma que essa nomenclatura possui.
Um dos nossos desafios enquanto Pedagogas será fazer a diferença, deixar claro que não existe receita de bolo,portanto a avaliação formativa é algo construído diariamente entre o professor e os alunos, portanto ação e reflexão são condições sine qua non para este processo.
P.S. Quem quiser ler mais sobre o assunto, clique no link abaixo onde se encontra um artigo do Professor Luckesi,falando a respeito de avaliação formativa.

2 comentários:

  1. Cristina, suas reflexões são bem esclarecedoras, fundamentadas e fincadas na realidade. São indicadoras de pensarmos nas nossas práticas como professores. Só tenho uma observação para você pensar a respeito: a avaliação formativa também não é uma avaliação informativa? Ao utilizá-la com o intuito de que sejam coletadas informaçoes sobre as aprendizagens dos alunos estamos buscando compreender como eles aprendem... Ou então, você teve uma percepçao diferente do que seja avaliaçao informativa. Se puder esclarecer, creio que sua reflexão fica como uma grande contribuiçao para todos nós.
    Abs
    Ivan

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