O nosso Brasil tem dentro de si vários Brasis que são revelados através das diferentes culturas existentes em nosso país.Cada região tem suas características peculiares que dão cor e forma ao seu Estado.Mas essa visão não se torna atraente quando falamos de escola.O aluno oriundo de regiões onde o português é falado de forma característica é discriminado.
O único momento em que a cultura do interior é lembrado são nas festas típicas de junho e julho,mas de forma estigmática, porque devemos nos vestir com roupas quadriculadas,fazer o penteado maria chiquinha e a maquiagem deve ser feita com blush rosa e com pintas pretas, os
homens devem usar calça pescador, blusa xadrez e o dente da frente pintado de preto.
O texto Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola: perspectiva sociolinguística" de Erik Jacobson veio em um momento oportuno para pensarmos na problemática.O que podemos fazer para que o preconceito linguistico seja estirpado?É patente que é algo trabalhoso e que não se consegue uma mudança efetiva da noite para o dia,mas qual o papel do futuro pedagogo nessa processo de mudança?
Acredito ser o de motivador para o aprendizado de diferentes culturas, mostrar a toda a escola
onde trabalha através de um projeto coletivo os diferentes Brasis que se encaixam dentro do nosso país e que cada cultura é importante.
Mostrar as crianças desde pequenas que as diferenças existem e são saudáveis é um grande passo para um mundo melhor, mais tolerante.
TAELP 1 - 2015.1 Aulas 4 e 5
Há 9 anos
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