;

Quem sou eu

Minha foto
Rio de janeiro, Rio de janeiro, Brazil
Sou uma menina/mulher sonhadora,amiga,compreensiva,companheira que ama sua família e seu noivo(uiuiui).

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Torne-se Oceano!(Autor Desconhecido)


Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo.Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente umoceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano.Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento.Assim somos nós.Só podemos ir em frente e arriscar.Que tenhamos Coragem !!Avancemos firme para nos tornarmos o Oceano!!!

Esclarecendo...


Na minha última postagem quando refiro-me a avaliação informativa é no intuito de explicitar minha revolta no que tange o momento onde os alunos são informados dos conteúdos que deveriam aprender ao invés de apreender a matéria fazendo com que a informação se torne conhecimento.

Essa informação das matérias que seriam dadas toma um sentido de notificação, imediatamente me remeto ao momento que o guarda aplica uma multa de trânsito e que em muitos casos não tem como recorrer e o motorista é obrigado a pagar.Na escola o aluno é obrigado a passar e nesse caso a prova se torna " a multa que deve ser paga", seja colando,seja decorando os questionários o importante é passar.

Por isso defendo a avaliação formativa,creio que seja um bom caminho para que haja uma verdadeira relação de ensino-aprendizagem entre professores e alunos.


sexta-feira, 24 de abril de 2009

Avaliação Formativa X Avaliação Informativa.



A aprendizagem e a avaliação andam na maioria das vezes em direções distintas,quando deveriam caminhar lado a lado.Desde sempre aprendemos que as provas são sempre muito dificíes e que devemos decorar o questionário que a professora sempre faz para que a nota seja alta,o melhor lugar no ranking da turma é sempre o mais cobiçado.Mas verdade seja dita ao final da prova o aluno na maioria das vezes nem lembra o conteúdo.Há quem diga que isso é normal ,que é impossível o aluno aprender todo o currículo da educação básica,mas o que não é normal é o aluno não saber quase nada do programa proposto para sua série. Não é novidade manchetes de jornal que falam sobre analfabetismo funcional, caso onde o indivíduo sabe ler,escrever e contar,mas não consegue interpretar frases.O que é mais importante o aluno decorar a matéria e tirar 10 ou aprender a matéria e tirar 7 ?Será que é esse o modelo de educação que espera por nós ao sairmos da faculdade?
Para o professor Cipriano Luckesi a avaliação não deve ser como "casca de banana" para que as crianças escorreguem e caiam na armadilha,mas sim como instrumento de diagnóstico e intervenção.
A avaliação formativa é o meio pelo qual podemos acompanhar o processo de aprendizagem dos nossos alunos de forma ativa e interativa,pois o sucesso não depende apenas do aluno,mas sim de uma conjuntura favorável ao aprendizado.Dessa forma os alunos não são apenas informados dos conteúdos que deveriam aprender, mas são formados de modo que o aprendizado é real e não fictício,o resultado final é apenas a resposta de tudo o que foi aprendido ou não em sala de aula,a prova se torna um meio e não um produto final,onde se o aluno não aprendeu tal matéria, o professor diagnostica e intervém de forma eficaz para o aprendizado efetivo.É claro que não é tão simples assim, mas temos que fazer a diferença e para sobressair ao vugo, tem que haver um trabalho sério e solidificado.Eu mesma confesso,já usei a prova como mecanismo de defesa para com meus alunos,mas hoje me dia procuro tirar das crianças o estigma que essa nomenclatura possui.
Um dos nossos desafios enquanto Pedagogas será fazer a diferença, deixar claro que não existe receita de bolo,portanto a avaliação formativa é algo construído diariamente entre o professor e os alunos, portanto ação e reflexão são condições sine qua non para este processo.
P.S. Quem quiser ler mais sobre o assunto, clique no link abaixo onde se encontra um artigo do Professor Luckesi,falando a respeito de avaliação formativa.

terça-feira, 21 de abril de 2009

O Problema (Autor Desconhecido).

Num mosteiro havia um grande mestre e um guardião.O guardião morreu e foi preciso substituí-lo. O grande mestre então reuniu todos os seus discípulos para fazer a nova indicação: assumiria o posto o monge que conseguisse resolver primeiro o problema a ser apresentado naquele momento.Então, o grande mestre colocou um banquinho no centro da sala e, em cima dele, um vaso de porcelana raríssimo com uma belíssima rosa amarela a enfeitá-lo. E disse apenas:
- Aqui está o problema!Todos ficaram olhando a cena. O vaso lindíssimo de valor inestimável com sua flor maravilhosa no centro. Qual seria o enigma? Nesse momento, um de seus discípulos sacou sua espada, olhou o mestre, seus companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e "zapt", destruiu tudo com um só golpe.Tão logo o discípulo retornou ao seu lugar, o grande mestre falou-lhe: - Você é o novo guardião, pois não importa se o problema for algo lindíssimo ou valioso, se for um problema precisa ser eliminado.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Formatura!!!!!!!!!




Fazendo desta foto um objetivo de vida,sigamos em frente,rumo a Formatura!!!!!!!!
Que venham os textos!!!!!!!




Carta de Apresentação!!!!!!!!!

Bem vindos ao meu Infinito particular!

Sou Cristina, mas todo mundo me chama de Cris,tenho 24 anos,estou no décimo período de pedagogia,moro com minha Mãe e minha Vó,estou noiva(uiuiuiu),quero me formar e conseguir um emprego de carteira assinada.Bem, minha história na Pedagogia começa nos meus 17 anos, quando decidia qual carreira iria tentar no vestibular,inicialmente eu queria ser Ginecologista Obstetra,então fiz o exame de qualificação da UERJ passei e na segunda fase era a hora de escolher a carreira,fechei meus olhos e fiz a seguinte oração: -Deus, onde minha caneta parar será a carreira que escolherei para mim. E assim aconteceu,a caneta parou em Pedagogia mas no campus de São Gonçalo.Me inscrevi.Minha mãe odiou, foi uma noite horrível,pois como eu era menor ela tinha que assinar e ela estava esperando qualquer outra carreira menos Pedagogia.Orei muuuiitttooooo,para que eu passasse, pois eu não tinha grana para pagar curso pré-vestibular e se meu resultado fosse negativo teria que começar a trabalhar e a faculdade se tornaria um sonho muito,muito distante.
Graças a Deus passei,mas meus problemas não acabaram!rs!estavam apenas começando.
Em 2003 minha vida estava muito dificil, a passagem para São Gonçalo custava em torno de R$10,00 por dia sem contar xérox e um eventual lanche,para completar minha situação a condução demorava muito.Estudei aos trancos e barrancos dois anos lá e um dia olhei para o mural e estava aberta cinco vagas para estudar na UERJ/FEBF,minha amiga Fabiana me animou para tentar a transferência interna,fizemos a prova.Passamos,quando chegamos na FEBF foi um caus,pois o curriculo era muito diferente porque em São Gonçalo era Normal Superior e em Caxias era Licenciatura Plena em Pedagogia e então tive que começar pelo primeiro período e lá eu já estava no quinto,mas como não tinha condição de pagar uma passagem tão cara,optei por voltar tudo e começar em Caxias,pois como moro em Irajá a passagem é muito mais barata.
Minha vida começou a melhorar,as aulas eram melhores, aprendi a pensar,sim é verdade,pois desde sempre tinha aprendido a me conformar com o que falavam.Conheci um grupinho de meninas que se tornaram mais que irmãs para mim.
Entrei para o grupo de pesquisa do professor Henrique Sobreira, me tornei bolsista e fiquei rica!rs! O grupo de pesquisa para mim foi uma experiência muito importante, pois o grupo tem por base a psicanálise de Freud e Lacan e acabei sendo curada dos meus traumas, medos, angústias.Embora este não seja o objetivo do grupo.Ainda por intermédio do professor Henrique estou desenvolvendo minha monografia.
Um dos últimos desafios propostos na reta final da graduação é a criação deste blog e
através deste instrumento de comunicação tentarei expor minhas impressões e pensamentos a respeito da disciplina TAELP I regida pelo professor Ivanildo, bem como textos referentes a alfabetização e letramento para crianças na educação infatil. Farão parte deste acervo as principais coisas que corroboram para a aflição dos graduandos em final de curso como por exemplo,as dúvidas crueis quanto a monografia,ansiedade com relação a colação de grau,certo medo de não passar em alguma disciplina e até mesmo, pasmem, medo de não ser matriculada em nenhuma disciplina do último período.
Acredito ser um grande desafio escrever pelo menos toda semana um bom texto,levando em consideração que um bom texto é muito subjetivo em suas características.Mas como dizia Fernando Pessoa, "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".
O desafio está lançado e aí vou eu!!!!!!!!!!!